quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Documentário que revela memórias de meninos escravizados é exibido no Ipea

Na próxima segunda-feria, 16/11, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada(Ipea) exibe gratuitamente o documentário Menino 23, de Belisário Franca. Baseado na investigação do historiador Sidney Aguilar sobre tijolos marcados com suásticas encontrados na fazenda de uma aluna, a produção revela as memórias de meninos negros e órfãos vítimas de preconceito, trabalho semiescravo e violência nos anos 1930. Um deles, Aloysio Silva, hoje com 87 anos, relata os abusos sofridos. A obra ajuda a compreender as raízes do Racismo e do Eugenismo no Brasil e sua permanência devastadora.

A exibição será no auditório do 10º andar do Ipea, que fica na Avenida Presidente Antônio Carlos, 51, Centro do Rio de Janeiro. A sessão será aberta ao público, porém, as vagas são limitadas e para participar é necessário confirmar presença pelo e-mail marina.nery@ipea.gov.br. O credenciamento será às 10h30min, seguido do café da manhã de boas-vindas. O documentário será transmitido também para o auditório do Ipea em Brasília (SBS, Quadra 1, 7º andar. Ed. BNDES/Ipea).

Após a sessão haverá debate como o diretor Belisário Franca, o historiador Sidney Aguilar, o técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea Antonio Teixeira Lima Junior e pessoas ligadas ao tema. A exibição é um teste de público da produtora Giros. Clique para ler a sinopse do filme. Também é possível assistir ao treailer acessando https://vimeo.com/137876510 . A senha é Giros.


Nenhum comentário: